sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

A TORRE DE PISA


Pisa é uma daquelas cidades pacatas quase no meio do nada.  Nem o fato de ser a cidade natal de Galileu Galilei, uma das personalidades fundamentais na revolução científica, transformou-a em uma grande metrópole. Mesmo assim, ainda que tenha tantas opções de destinos italianos, como Milão e outros tantos lugares na famosa região da Toscana, a cidade se tornou uma das preferidas pelos visitantes.


Todos os dias, as pessoas chegam de inúmeros cantos do mundo para conhecer a famosa cidade de Pisa.  Isso é o que movimenta o lugar e acaba com a sensação de cidadezinha tranquila. Imagine que ninguém se importaria de ser ou não de fácil acesso. Deslocam-se para o local que não tem muitas atrações e nem é um dos melhores lugares para se conhecer da Itália. Mas isso importa? Claro que não importa. Chegar até o local faz parte do imaginário humano. Não é raro que esteja entre as listas de destinos que tanto queremos conhecer durante a vida. Pelo menos, eu queria muito conhecer essa cidade. Mais precisamente para ver de perto uma das construções enigmáticas que o tempo transformou em um dos grandes símbolos italianos: a Torre de Pisa. 


Segundo a história contada, tudo começou durante a sua construção (1173), quando os envolvidos não se atentaram que as fundações de areia e argila eram mais suaves ao sul do terreno, proporcionado que um lado do prédio afundasse mais que o outro. Só perceberam o erro depois que já tinham construído e a torre estava inclinada e ligeiramente curva. Mesmo assim, ela sobreviveu a inúmeros terremotos e guerras.

Desde 1838, tentativas frustradas de engenheiros e até mesmo ordens do ditador Benito Mussolini para recuperar o edifício, só pioraram a situação e aumentou o risco de desabamento. Contudo, a partir da década de 1990, estudiosos iniciaram pesquisas e a reforma que conseguiu conter o avanço da inclinação. Atualmente, não corre mais risco de desabar. Só que a fama da protagonista torre, diante da quase coadjuvante Catedral de Pisa, já tinha se espalhado pelo mundo afora. Logo, ficou maior que a própria cidade e, além de ícone italiano, também ganhou comoção e veneração mundial. Muitas pessoas chegam apenas para ver de perto a lendária edificação. Além de subirem para ter a sensação de como é a vista lá de cima, também fazem poses criativas em fotos para eternizar o momento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário