sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

MORRO DE SÃO PAULO




O litoral nordestino é considerado por muitos como o Caribe brasileiro. As praias são excelentes opções para viagens de férias ou passeios com o objetivo de descansar e sair da rotina. Há alguns lugares repletos de paisagens surpreendentes, capazes de deixar qualquer pessoa se sentido no paraíso. Certamente, o Morro de São Paulo, uma vila situada ao norte da Ilha de Tinharé, no estado da Bahia, é um desses cenários considerados singulares. Não é a toa que o lugar é frequentado por turistas do Brasil e do mundo. 



Localizada a duas horas de barco (catamarã) de Salvador, o Morro de São Paulo é um dos pontos mais badalados do litoral baiano. É um local com praias paradisíacas em que faz sol quase o ano todo. Repleta de pousadas, restaurantes e sem muitos veículos, a ilha possibilita que as pessoas tenham liberdade para transitar entre as praias. A grande disponibilidade de roteiros para passeios a barcos se dividem entre o norte e sul da Ilha de Tinharé. Isso permite aproveitar piscinas naturais durante a maré baixa e conhecer um pouco mais das comunidades vizinhas. Os recifes próximos são perfeitos para quem curte um mergulho profundo com ajuda de máscara e equipamento específico. Quem gosta de agito, pode fazer um esquenta no bar Toca do Morcego, onde o turista pode acompanhar um belíssimo por do sol e, seguir para os agitos na Rua Caminho da Praia ou na Segunda Praia, onde acontecem luaus com DJs e música variada.




A região conhecida como Costa do Dendê tem cerca de 484 anos e ficou conhecida no período do Brasil Colônia, quando foi palco de disputas indígenas, ataques de corsários, piratas, invasões francesas e holandesas. Logo, diante da localização geográfica, o Morro de São Paulo se tornou um local estratégico para a proteção da Baía de Todos os Santos, em Salvador. Atualmente, o lugar é área de proteção ambiental e também é protegido pelo Patrimônio Histórico Nacional, tamanha a importância e riqueza de monumentos históricos, como o Forte da Ponta, a Fonte Grande, a Igreja e Convento Santo Antônio e o Farol. Pontos turísticos para quem gosta de revezar entre belezas naturais e um pouco de história.


Um comentário: