sábado, 21 de dezembro de 2013

A COMIDA FRANCESA!



A culinária da França é famosa mundialmente pela elegância e requinte. Há uma grande variedade de vinhos, cogumelos, queijos, pães, carnes e doces que fazem a gastronomia francesa ter prestígio.  Não é a toa que inúmeros restaurantes e chefs de cozinha se especializaram e obtiveram êxito divulgando um pouco do sabor da França por todo o mundo.

É claro que para degustar alguns pratos é necessário ter um paladar apurado, estomago resistente e uma grande vontade de experimentar o diferente. Entre as curiosidades e pratos típicos estão pernas de rã, escargots (caracóis), branquette de veau (ensopado de vitela), coq au vin (galo ou capão cozido no vinho tinto), cassoulet (típica feijoada francesa) e sopa de cebola. 

Se o nome for muito estranho, um bom conselho é observar do que é composto o prato (pergunte e pesquise). O melhor é não tentar ser elegante para não acabar fazendo feio. Imagine também que não é fácil para um estrangeiro comer dobradinha, rabada, buchada e outras especiarias brasileiras. Mas, apesar de alguns contrastes culturais, algumas das comidas francesas são bem disseminadas e comuns em todo ocidente: baguetes, croissants, etc.

CUSTO E BENEFÍCIO

A comida francesa é muito rica e tanta fama faz com que o turista desembolse um pouco mais para se alimentar. A saborosa sopa de cebola com queijos e pães numa xícara pouco generosa  não custa menos de 10 euros (equivalente a 32 reais) em um restaurante comum. Próximo aos pontos turísticos como a Torre Eiffel, comer um croissants ou uma baguete (pouco recheada) e com uma garrafa de água também pode não sair por menos de 10 euros. 


O capitalismo é selvagem (quer arrancar o couro) e como a fome não poupa ninguém: o lucro acaba sendo garantido. Afinal, quando se está faminto e com a barriga roncando é difícil pensar em economizar. Portanto, se pretende visitar Paris (uma das capitais mais caras) é importante ter reservado um bom dinheiro extra para a gastronomia. 

Uma das alternativas para quem quer gastar menos são os fast-foods que tem preços tabelados e não oferecem muitos atrativos referentes às tradições locais. Quem optar por isso, comerá lá como se come aqui ou em qualquer outro lugar do mundo que foi americanizado. Com certeza, um hambúrguer com alface, queijo, molho (especial), cebola, picles e pão com gergelim, somado a batata frita e um refrigerante será uma das opções mais baratas.


Mas também existe a salvação para quem quer fugir da dieta do palhaço. Se houver a possibilidade de cozinhar a própria comida, poderá aproveitar a existência de inúmeras quitandas, feiras e mercados que fazem com que os custos com a alimentação se reduza até 80%.  Então, terá a possibilidade de consumir frutas, legumes, cogumelos, queijos, vinhos franceses com um preço bem acessível e um tempero próprio.
Mesmo juntando as moedinhas ou tendo a possiblidade de não economizar para comer, fazer uma refeição em Paris é realizar um sonho. Se tiver este privilégio, viva intensamente e deguste os momentos únicos com um Bon Appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário