quarta-feira, 5 de março de 2014

A INFLUÊNCIA DA ANTROPOFAGIA RITUAL NA CULTURA BRASILEIRA!


Os índios sempre viveram em uma harmônica sociedade mesmo sem terem acesso às informações como temos atualmente. Nas mais arcaicas tradições, comparadas ao homem primitivo, havia a consciência de se retirar da natureza apenas o necessário para viver. O conhecimento sempre estava ao acesso de todos. A informação não era escondida para haver domínio de um ou mais. 

Dentro desta cultura também havia a disputa e briga com tribos rivais. Contudo, no meio de uma batalha, sempre existia o respeito pelo próximo. Se algum guerreiro de tribo adversária fosse aprisionado, era acolhido e bem tratado até o ritual de canibalismo. Não que o índio se alimentasse de carne humana para o sustento, mas  antropofagia ritual acontecia de maneira cultural e simbólica.


Comia-se carne humana para incorporar a memória e a força do adversário. O ato significava respeito à luta, força e coragem. O valente guerreiro capturado poderia ser comido carnalmente, mas jamais perderia a moral. O rito era prova da importância que aquele inimigo exercia. Assim, um prisioneiro jamais desejaria fugir do destino.


Inspirado nesta cultura, durante o Movimento de Artes e Literatura também conhecei como o Modernismo Brasileiro (1928), Oswald de Andrade escreveu o Movimento Antropofágico. Este manifesto era em resposta a algumas questões levantadas pela Semana de Arte Moderna. Nele pregava-se uma renovação da arte brasileira a partir da retomada de valores indígenas.


Nascia a ideia de uma antropofagia cultural. No processo de identificação de uma cultura brasileira, a cultura estrangeira não tinha que ser descartada. A cultura que vinha de fora poderia ser mastigada consumida e aproveitada na composição e construção de uma identidade nacional.  Assim, entendia-se que o povo e a cultura brasileira era a mistura de muitos povos, raças, culturas e crenças. Então, poderíamos ser simplesmente o melhor daquilo que todos imigrantes tinham para oferecer e contribuir na formação de uma cultura mista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário