domingo, 19 de outubro de 2014

BONECOS DO MAL.


Sucesso no filme Invocação do mal (2013), a boneca Annabelle não só roubou a cena como também ganhou uma saga própria. Contudo, engana-se quem acredita que o filme Annabelle (2014) seja uma continuação. A história resgata à origem da boneca demoníaca que assombrou a vida do casal paranormal Ed e Lorraine Warren no primeiro filme. Assim, este longa metragem explica acontecimentos para aguçar a especulação e desejo dos fãs pelo lançamento de um terceiro filme.

A narrativa de uma boneca possuída por uma maldição que a faz aterrorizar a vida de cidadãos comuns não é novidade. Antes dela surgiram inúmeras outras histórias de sucesso, sendo o boneco Chucky o mais famoso.  Os filmes da franquia do Boneco Assassino (1988) marcaram uma geração e com o passar dos anos transformou-se em um clássico cult.

Vale ressaltar que tanto Annabelle quanto Chucky não foram planejados para serem bonecos bonitos e atrativos. O objetivo principal dos produtores é causar pânico. Porém, os dois ganharam admiração e o gosto popular. Além de arrastar multidões ao cinema, os filmes são campeões em vendas de produtos licenciados. Assim, o medo é superado e os elementos tornam-se ícones de consumo. 

Não é incomum as pessoas pagarem altos valores para terem réplicas destes bonecos amaldiçoados na ficção. Também não são raros boatos e notícias envolvendo maldições de bonecos considerados inofensivos. Assim, as lendas urbanas envolvendo bonecos conhecidos e famosos ganham cada vez mais o imaginário popular e se espalham de boca em boca e pela internet. No Brasil o caso mais famoso é o que envolve os rumores sobre o boneco do Fofão.

O personagem Fofão surgiu no programa do Balão Mágico (1983) e logo virou frisson entre a garotada. Além de vários produtos personalizados com o personagem também foi criado um boneco. Desde então, surgiu uma lenda de manifestações demoníacas neste boneco. Muitos acreditavam que nas entranhas entre a cabeça e o corpo existia uma lâmina ou punhal.  Isso fez com quem em várias residências o boneco fosse escancarado para ser desvendado se aquilo realmente era real.

Na internet, existem relatos que confirmam a existência deste objeto e acontecimentos sinistros envolvendo o ganho deste brinquedo. Há quem compare o personagem brasileiro ao norte americano Chucky enumerando diversas semelhanças. Contudo, muitos fãs indignados defendem o personagem garantindo que o objeto servia apenas para segurar a cabeça pesada ao corpo de pano. Como nunca houve nenhum pronunciamento oficial, não se sabe se tudo isso era oriundo um pacto satânico ou marketing para alavancar as vendas. 


Estes mitos acompanharam o surgimento de inúmeros brinquedos e geram desconfortos. Famosas apresentadoras infantis já viram suas bonecas serem vítimas destas acusações. Em contrapartida, muitos adultos confessam sair correndo ao se depararem com brinquedos que marcaram negativamente suas infâncias. Com certeza, outros boatos ainda vão surgir enquanto houver filmes de terror que agucem e alimentam o imaginário popular. Da mesma forma, enquanto existirem estas lendas urbanas sempre existirá filmes para retratá-las.

2 comentários:

  1. Muito bem colocado suas posições. Parabéns pelo texto. Eu amo historias que envolvem bonecos, apesar de ficar com medo após ver o filme.

    ResponderExcluir
  2. Essas historias sempre nos envolve. Ficamos com vontade de ver o filme, mesmo sabendo que depois surgirá o medo. Parabéns pela abordagem do tema.

    ResponderExcluir