domingo, 11 de outubro de 2015

SIMPLESMENTE LONDRES!

Parlamento Inglês e Big Bang
Londres é conhecida por uma vida segura e luxuosa. A capital da Inglaterra, no Reino Unido, é avaliada pelo mercado financeiro como um dos centros mais importantes do mundo. Atualmente pode ser considerada a cidade mais rica de toda Europa. Dados da BBC (British Broadcasting Corporation) apontam que a aquisição de um único imóvel pode custar o equivalente a todo o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. Só a cidade tem um PIB (US$ 565 bilhões em 2013) maior que a junção de muitos países. 

A fama atrai gente do mundo todo para turismo e trabalho. Uma das grandes preocupações das autoridades nas alfandegas é saber distinguir quem entra no país apenas para visitar. Os ingleses tem um dos sistemas alfandegários bem rígidos e com profissionais criteriosos. Além de formulários preenchidos, os oficiais de imigração podem abrir malas, traduzir cartas, verificar computadores, celulares, dinheiro, reservas de hotéis e diversos documentos. 


Mapa de Londres


Se após o susto conseguir adentrar o país, terá acesso a admirável Londres. Então, curta ao máximo porque apesar de parecer um sonho, a cidade realmente existe. O lugar é fielmente o mesmo que vemos nos filmes e desenhos. Talvez isso explique a sensação de conhecermos o lugar mesmo que seja a primeira vez. 


Ponte Tower Bridge
É o mesmo cenário que no desenho da Disney vemos Peter Pan sobrevoar com Wendy e os irmãos rumo a Terra do Nunca. Os prédios mantem a fiel arquitetura e o rio Tâmisa serpenteia de um extremo da Tower Bridge até o Big Bang e Parlamento Inglês. Com certeza, refazer este passeio de barco é uma maravilhosa sugestão. Ainda mais porque além da ponte que se abre para a passagem de navios maiores, podemos apreciar um ótimo ângulo de toda cidade. 


Ponte Millenium Bridge
A ponte Millenium Bridge é uma opção de caminhada gratuita e indispensável aos fãs da saga Harry Potter. No sétimo filme da franquia, a estrutura de aço é totalmente retorcida e destruída pelas forças do mal. Claro que fora da ficção continua firme e forte no cenário londrino. A passarela para pedestre que cruza o rio Tâmisa liga a zona de Bankside até a catedral de Saint Paul na City de Londres. 

O miolo de Londres também chamado de City teve a origem e fundação com os romanos. Durante mais de 2 mil anos o povoado sobreviveu a inúmeras adversidades como as invasões barbaras, um grande incêndio e duas guerras mundiais. Atualmente é um dos locais mais caros e disputados porque qualquer empreendimento imobiliário movimentaria fortunas. Contudo, ainda resiste ao progresso protegida por rigorosas leis que proíbe e limitam as grandes construções. 


Notting Hill
A preocupação com a qualidade de vida fez com que a cidade se expandisse mais na horizontal do que na vertical. Por isso, fora do grande centro também há outros lugares para se conhecer. Áreas de comercio, compras e passeios como Notting Hill, Camden Street, Oxford Street, etc. Além de museus, enormes parques e áreas verdes onde turistas e ingleses se misturam e passeiam. 


Troca da guarda real
A forte tradição da realeza mantida na cultura britânica também movimenta o turismo. Multidões se aglomerarem na frente do Palácio de Buckinghan para assistir a troca da guarda real. Tanto que o evento já se tornou mais que um simples procedimento militar. Trata-se de um verdadeiro e habitual espetáculo com banda musical e tudo. Tão símbolos da cidade assim como os ônibus vermelhos de dois andares, táxis pretos e cabines telefônicas. 


Londres vista da London Eyes
Londres oferece infinitas possibilidades e atrações deixando qualquer pessoa deslumbrada. Como não citar uma volta na London Eyes ou andar pela rua dos Beatles (Abbey Road). Até quem se considera mais centrado se deixa levar pelo momento e procura os melhores ângulos para uma foto. Maluquice ou delírio? Não. Quando viajamos perdemos um pouco o senso e nos tornamos apenas turistas. Queremos guardar a recordação em fotos e nas lembranças. Na verdade, após conhecermos um lugar como este, temos a vontade criar raízes e não voltar para a realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário