domingo, 10 de abril de 2016

A ETERNA ROMA!


Já se imaginou adentrar numa máquina do tempo e regressar ao passado? Ainda parece loucura, não? Realmente a tecnologia não avançou tanto a ponto ser possível. Mas existem lugares que são como um verdadeiro passeio na história. Roma é uma dessas cidades eternas. Conhecer a capital da Itália é como retornar desde o período colossal até a decadência do Império Romano. Entre os destroços e o progresso parece que voltamos a viver e respirar um pouco daquilo impregnado no lugar: o passado.



Estar em Roma pode proporcionar a sensação de reviver e olhar de perto para um mundo antigo. O olhar pode parecer incrédulo durante passeio pelas ruínas da cidadela antiga até avistar de perto as pilastras que sobraram do Fórum Romano. Também é incrível pisar no gramado do Circo Máximo e imaginar as antigas corridas de bigas. Além da possibilidade de adentrar ao Coliseu que reuniam multidões para assistirem as lutas entre os gladiadores. Muito próximo ao arco de Constantino que marcou a conversão romana ao cristianismo.




A glória do que foi o império Romano atrai gente do mundo todo para apreciar as ruínas. Pode-se examinar o quanto as escavações de arqueólogos tentam remontar construções da Roma Antiga. Assim temos ideia de um lugar onde caminharam nomes como Júlio Cesar, Nero, Calígula e outros imperadores romanos. Personagens célebres e controversos que habitam o imaginário popular e as páginas da história mundial. Afinal, foi no apogeu do império romano que as incursões militares espalharam as tradições pelo ocidente.



Parte do que existiu da vida Antiga tornaram-se destroços mediante aos inúmeros ataques e invasões dos povos rivais. Por isso, pouca coisa resiste do período glorioso do império. O Panteão é um dos únicos complexos arquitetônicos milenares que se manteve de pé e em perfeito estado. Este é o templo onde eram cultuados todos os deuses romanos. Contudo, a cidade ainda tem muitas atrações. Ela foi reconstruída inúmeras vezes e nunca perdeu o brilho e o fascínio.




Durante a peregrinação é quase inevitável não parar para tirar uma foto em frente ao monumento Vittorio Emanuele II. Inúmeras praças, igrejas e monumentos atraem verdadeiras multidões de turistas. O que faz do passeio um momento de ser resistente e persistente. Precisa persistir se quiser transitar pela Praça Espanha. Há muita gente concentrada nas famosas escadarias que levam até a igreja Trinità dei Monti. Dentre tudo, a famosa Fontana di Trevi está sempre lotada de pessoas. Todo mundo acotovelando para atirar moedas na fonte e fazer desejos. Prova de que a antiga mitologia romana ainda persiste no imaginário popular.



Sem dúvida, o ápice da visitação acaba sendo na chegada ao Vaticano. Diante da suntuosa Basílica de São Pedro nos deparamos com a belíssima construção fundada no ano de 324 d.C. Podemos apreciar a cúpula e a famosa escultura Pietá de Michelangelo. O passeio pode se estender até o museu para completar a incrível viagem no tempo. Além de terminar com a apreciação dos afrescos na capela Sistina. 



Cada detalhe não visto na visita acaba sendo mais que um mero convite para querer voltar sempre. Afinal, o rubor rustico exalado pela cidade é vintage e atual. Por isso, exerce uma atração e um encantamento mágico. Não podemos esquecer as preciosidades da culinária italiana. Uma das comidas mais disseminadas e apreciadas pelo mundo através pastas, lasanhas, pizzas, vinhos etc. Independente de qual for o motivo, não faltaram desculpas para querer conhecer ou revisitar. Não é a toa que podemos dizer que Roma é fascinante e eterna.



Nenhum comentário:

Postar um comentário