quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

UM PASSEIO IMPRESCINDÍVEL POR MADRID.

Madrid

Nem só de flamenco e toradas se resume a cultura espanhola. A capital da Espanha  é uma cidade alegre, vibrante e diversa. A história e a cultura estão presente nas ruas, esquinas, prédios e monumentos. Tudo bem acessível e pronto para ser apreciado. Sem dúvidas, há várias opções para se deliciar numa visita imprescindível. Vale a pena  tirar alguns dias para conhecer cotidiano madrilleño num passeio.  

A seguir dois roteiros para que o turista possa fazer caminhando. Em ambos os trajetos tomaremos como ponto de partia a Puerta del Sol.  Este é um ponto de referencia bem conhecido. Existe uma estação de metro na praça além de paradas de ônibus próximas. Isso facilita a chegada dos visitantes mesmo que estejam hospedados em outras regiões da cidade.

Puerta del Sol

Considerado como o marco zero é um dos lugares mais representativos. Ponto de encontro entre as pessoas para bate papo, manifestações e até comemorações. Dependendo do horário a praça estará lotada, mas vale a pena se acotovelar na tentativa de uma boa foto. Além das estátuas do urso, do medronheiro e de Carlos III está localizada a Real Casa dos Correos. O imponente prédio possui o relógio em que os espanhóis acompanham a contagem regressiva para virada dos anos.

ROTEIRO 1

Deixando Puerta del Sol pela Calle Correo (Rua Correio) siga até o final, vire a direita e seguindo pela Calle de Atocha chegará ao Palácio de Santa Cruz. O edifício histórico abriga o atual Ministério de Assuntos Exteriores. Deste ponto estará perto da Plaza Mayor. Trata-se também de um local típico das grandes cidades espanholas e hispano-americanas.  É uma praça retangular rodeada por edifícios de três pisos. Ao centro encontra-se a estátua de Felipe III. Vale a pena passar um bom tempo apreciando e tirando fotos no lugar.


Plaza Mayor

Quando estiver pronto para continuar o passeio, basta sair em direção do Arco de Cuchilleros para ter acesso a Cava e Mercado de San Miguel. Estará pisando num local considerado um verdadeiro templo Gourmet. Há uma rua com vários restaurantes em que poderá almoçar. Terá acesso a vários pratos típicos da culinária espanhola para saborear a vontade. Ou se preferir, comer apenas um bocadillo (sanduíche) e prosseguir o trajeto.

Basta caminhar mais alguns quarteirões para chegar à Plaza de la Villa. Situada entre as ruas de Codo, do Córdon e de Madrid esta praça tem construções centenárias e remete ao período medieval espanhol. A Casa de la Villa (século XVII) compartilha espaço com  a Casa de Cisneros (século XVI) e a Torre de los Lujanes (século XV).


Catedral da la Almudena

Continuando o caminho pela Calle Mayor passará  pela Cuesta de La Vega. Um barranco que serviu de defasa natural à cidadela Muçulmana de Mayit. Poderá ver as ruínas da antiga muralha árabe. Virando na Calle Bailén encontrará a Catedral da la Almudena, o teatro Real, Palácio Real, os jardins reais e Monastério da Encarnacion

Lembrando que  a entrada é gratuita no Palácio Real de Madrid  para cidadãos da União Européia e Ibero-americanos (incluindo brasileiros) de segunda à quinta-feira de 16:00 a 18:00 h. (outubro à março) e de 18:00 a 20:00 h. (abril à setembro). Se puder, vale a pena adentrar e  conhecer um pouco mais da realeza espanhola.


Monumento a Cervantes

Não muito longe do palácio, poderá admirar o monumento a Cervantes. Uma enorme construção em homenagem ao maior escritor da língua espanhola que fica no centro da Plaza de España. Ao redor estão o edifício España e a Torre de Madrid. Poderá passar horas olhando o movimento e a rotina dos nativos.

Se ainda tiver pique para andar mais alguns metros, siga alguns metros rumo ao Parque del Oeste. O local permite uma vista incrível dos fundos do Palácio Real e de boa parte da cidade. Assistir o por do sol do local é realmente uma experiência única. No parque também  está localizado o Templo de Debob. A construção egípcia com mais de 2 mil anos foi um presente do governo egípcio à Espanha pela ajuda na colaboração do traslado de monumentos durante a construção da represa de Assuã. Foi transportada pedra por pedra a partir da Baixa Núbia.


Templo de Debod

ROTEIRO 2

Também saindo da Puerta del Sol  siga o caminho pela Calle Alcalá.  Por esta rua estão a Real Academia de Belas Artes, o Cassino, o edifício Metrópolis, o Círculo de Belas Artes e o Instituto Cervantes. Se continuar seguindo, encontrará a Fuent de Cibeles (construção de 1777). A fonte representa a deusa Mãe Terra rodeada de leões. 

Ao redor da Plaza de Cibeles estão a sede da Prefeitura de Madrid no Palácio de Telecomunicações e o espaço cultural CentroCentro. Subir ao mirante do CentroCentro lhe proporcionará ver a cidade numa altura de 70 metros. As visitas ocorrem a cada 30 minutos, mas é preciso reservar antecipadamente o ingresso nas bilheterias do segundo andar do edifício. 

Fuent de Cibeles

Continuando o caminho encontrará a Puerta de Alcalá numa rotatória ao lado do Parque de el Retiro. Poderá passar horas no local que é considerado o pulmão verde da cidade. Além do contato com a natureza poderá admirar o lago, monumento Alfonso XII, Palácio de Cristal, a Fonte do Anjo Caído, a Cuesta de Moyano e o Observatório Astronômico.

Próximo ao parque está localizada a Iglesia de Los Jerónimos e o Museu Nacional del Prado.  Neste museu poderá ser admirado o Guernica de Picasso, obras de Dalí, Miró, Tàpies, entre outros. 


Puerta de Alcalá

Adora passar horas em museu? Estará numa região privilegiada de Madrid. Basta rodear a Fuente del Neptuno para chegar ao Museo Thyssen-Bornemisza. Trata-se de outra grande pinacoteca da cidade. Oferece um percurso completo pela história da pintura europeia (séculos XII a XX).

Se ainda não estiver cansado de cultura, poderá andar mais alguns quarteirões até  o Bairro de Las Letras. O local foi residência dos maiores escritores do século de Ouro. Estando lá precisa visitar o Ateneo e o Museu Casa de Lope de Vega.

Monumento Alfonso XII

As sugestões acima podem durar horas ou um dia todo. Depende muito da sua empolgação em querer desvendar a cidade. Claro que Madrid oferece inúmeras outras atrações imprescindíveis. Basta pesquisar e esquematizar os próprios roteiros sejam voltados mais para artes, estudos, esportes ou noitadas. Opções não faltam para a cidade seja uma boa opção de férias, intercambio ou um endereço.



Mapa do Roteiro 1

Mapa do Roteiro 2

2 comentários:

  1. Excelentes sugestões, pretendo conhecer um dia. Já anotei tudinho aqui. Obrigado pelas dicas. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Achei super interessante, são lugares bem bonitos pelas fotos. Achei legal não termos que pagar nos museus ou eles não serem muito caros. Obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir