sexta-feira, 19 de maio de 2017

CEMITÉRIO DO RECOLETA.



Não dá para negar que o cemitério do Recoleta se tornou com o passar dos anos uma atração de Buenos Aires. O domicílio póstumo praticamente popularizou o bairro de mesmo nome. Tanto que atualmente em seu entorno há shoppings, galerias, bares, restaurantes, e uma constante movimentação de pessoas.

Claro que a maioria dos visitantes, principalmente estrangeiros, vão com o objetivo de ver o túmulo de Evita (1919-1952). Mulher que, depois de uma origem simples, acabou por se tornar a primeira dama após se casar com Peron. A história da gata borralheira argentina ficou conhecida mundialmente após um musical na Broadway (1980) e um filme estrelado por Madonna no papel principal (1996).




Pessoas do mundo todo adentram o cemitério para ver de perto onde está enterrada célebre heroína. Imagina-se que seja um suntuoso jazido. Mas engana-se quem idealizou algo majestoso. Verá uma simples placa numa parede indicando onde repousam os restos mortais de Eva Peron.  É inevitável a frustração diante de um túmulo tão singelo e até de difícil localização. Ainda mais contrastando aos mausoléus faraônicos espalhados pelo local.

CURIOSIDADE

Durante a estadia no cemitério somos surpreendidos por estátuas e construções impressionantes. Contudo, uma esculturo chama muito a atenção. Praticamente numa encruzilhada, não muito longe do jazigo dos Peron, está a estátua de uma garota e um cachorro.

A estátua esverdeada com design diferenciado e em estilo gótico chama a atenção e atrai inúmeros curiosos. Com certeza parece remeter a algum outro ídolo nacional. Certamente a primeira impressão é que talvez seja alguma cantora, atriz ou outra celebridade. Mero engano.




Basta pesquisar para conhecer a história da jovem que morreu aos 26 anos. Trata-se do túmulo da desconhecida Liliana Crociati de Szaszak (1944-1970). Ela passava a lua-de-mel em Innsbruck na Áustria quando foi vítima de uma grande tragédia. Morreu após o quarto do hotel ser soterrado por uma avalanche. 

No mesmo dia, Sabú, o cachorro de estimação dela, também faleceu na Argentina aproximadamente 14 mil quilômetros de distância. Comovidos, os pais da jovem resolveram construir um mausoléu que imitasse o quarto da filha. Tanto a garota quanto o animalzinho de estimação estão imortalizados nesta escultura de Wíeredovol Viladrich que impressiona os visitantes.


Claro que os apreciadores da arte tumular ou simples visitantes vão se encantar por outros túmulos e construções. Assim como outros cemitérios, o Recoleta está cheio histórias e curiosidades. Portanto, se estiver com um tempo sobrando na capital Argentina, vale a pena tirar algumas horas para passear e conhecer um pouco mais dos antepassados de nossos hermanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário