quinta-feira, 16 de novembro de 2017

A LIGA DA JUSTIÇA


A estreia do filme Liga da Justiça nos cinemas acaba sendo um alento aos inúmeros fãs ansiosos. A película que reúne os maiores heróis da DC Comics, enfim, deixou de ser apenas um projeto para tornar uma realidade. Há mais de um ano as expectativas em torno da produção só se fortaleciam. Boatos de bastidores, teorias de como poderia ser o provável roteiro, troca de diretores e refilmagens ameaçavam prolongar a espera. Mas o filme não foi adiado. Os fãs podem respirar aliviados e assistir a tão esperada união entre Batman, Mulher Maravilha, Super-homem e companhia. 


É certo que a nova produção atrairá um novo público e adoradores de super-heróis. Contudo, ver o longa metragem proporcionará muito marmanjo retornar à infância. Tanto aqueles que acompanham desde as mais antigas  HQs quanto as gerações dos desenhos animados  mais recentes. Não é de se estranhar que muito desses telespectadores chorem emocionados ou esbravejem por alguma crítica ofensiva à produção. 


CRÍTICOS VERSUS HERÓIS

Sem dúvidas, o maior dos vilões que um filme de super-heróis poderia ter  é uma má avaliação da crítica. Vale analisar que os mais famigerados são os primeiros a condenar a cultura de massa. Os mais conservadores questionam se aquilo que agrada as Multidões verdadeiramente seja arte. Tornam-se em alguns casos os mais terríveis oponentes das produções. Dizendo o que é bom ou ruim acabam descartando muita coisa. Isso acontece direto com incontáveis músicas, inúmeros filmes e livros. É certo que a opinião especializado pode influenciar muita gente, todavia, também é imprecisa. Só o tempo consegue determinar o que será descartável ou não.  Tanto que alguns filmes criticados se tornam cultuados e outros tão bem avaliados desaparecem.

Os heróis dos quadrinhos são um exemplo disso já que durante muitos anos as revistinhas foram considerada como leitura descartável.  Talvez pouco  conheciam que alguns arquétipos de heróis modernos já duram mais de meio século. Ignoram algumas histórias tão ricas e odisseias tão complexas que poderiam ser objetos de estudos literários. Não é de se negar que a jornada do super-homem é quase tão rica quanto a do semideus Hércules. Assim como outros heróis também são releituras dos antigos seres mitológicos gregos, romanos egípcios e nórdicos.



SPOILERS

Acredito que apesar de uma boa crítica ajudar a vender filmes, as produções deveriam pensar mais nos fãs: os grandes consumidores. Não adianta fazer algo muito rebuscado porque não é isso que normalmente agrada os amantes de quadrinhos. Tanto é verdade que o filme em questão é prova disso por estar repleto de expectativas. Ainda mais porque a DC Warner sofreu uma rejeição de alguns fãs por ter criado o seu universo compartilhado obscuro e cheio de dilemas existenciais (vide os filmes O Homem de Aço e Batman versus Superman). 

Por fim, é inegável que a película apresentada tenta agradar a todos. Optou por ser o mais simples possível. Narrativa linear  e sem grandes firulas. A história começa com a união dos heróis Batman e Mulher Maravilha numa breve apresentação dos desconhecidos Flash, Aquamen e Ciborgue. Há uma contextualização das caixas maternas que caso unidas pelo vilão podem ser capazes de destruir o planeta.  Assim, somos expostos aos tentativas de ressuscitar o super-homem (morto num dos filmes anteriores). O despertar dele tanto poderia virar um a salvação como um novo monstro a ser combatido. Claro que ele ainda seria o herói da Esperança capaz de ajudar na salvação do mundo e destruição do vilão Lobo da Estepe.


A tentativa de tornar tudo mais agradável também se vê nas imagens mais claras e cores vivas. São inseridas diversas piadas espalhadas pelo desenrolar da trama  tornando-a menos densa. Claro que a  película tem problemas com relação aos efeitos que envolvem a criação do vilão em CGI e outros defeitos visuais. Talvez pela pressa em entregar tudo dentro do prazo estipulado. Só que isso não tira o brilho da produção. Vemos duas horas passarem rapidamente e terminamos com a expectativa de ter em breve uma continuação. Portanto, podemos dizer que o filme cumpriu a sua missão. Torna-se um bom entretenimento tal como os antigos desenhos animados desses mesmos heróis.

Um comentário: