quarta-feira, 9 de maio de 2018

A HISTÓRIA DO SORVETE


A história sobre a origem do sorvete tem várias versões. Alguns pesquisadores atribuem aos chineses, que cerca de 2 mil anos a.C, misturavam neve com leite e arroz para sorver e se refrescarem. Não demorou a técnica foi passada aos árabes, gregos até chegar aos romanos. 

Dizem até que os convidados dos suntuosos banquetes do imperador Nero já se deliciavam com o famoso gelato. Ele exigia que transportassem o gelo das montanhas até Roma para misturar com frutas. E, assim, o sorvete ganhou o paladar da elite daquele tempo. Ao longo dos séculos, a cultura se espalhou por toda Europa e depois para o mundo todo.

Já no Brasil não existem montanhas com geleiras, então, a invenção demorou um pouco mais para chegar. Em 1834, os cariocas foram os primeiros a saborear a delícia gelada. O navio norte-americano Madagascar aportou no Rio de Janeiro trazendo cerca de 200 toneladas de gelo em blocos vindo de Boston. O gelo trazido, justamente para fazer sorvete, durou aproximadamente cinco meses armazenado com serragem em depósitos subterrâneos.



As sorveterias anunciavam previamente a hora certa de saborear porque não tinha como conservar o sorvete por muito tempo depois de pronto. A novidade provocava um verdadeiro alvoroço na cidade. Logo todos queriam experimentá-lo e faziam até filas quebrando todos os protocolos da época.

Claro que diante do calor dos trópicos abaixo da linha do Equador, o sorvete não demorou em se transformar numa febre nacional. Desde a sua chegada em terras tupiniquins até hoje, as tecnologias foram se avançando e o produto gelado começou a ser produzido em escala industrial. 

Caiu tanto no gosto popular que, segundo pesquisa da ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes), o país ocupa o 10º lugar como produtor e 11º como consumidor de sorvete. Além disso, o setor está em verdadeira ascensão com variações, como sorvete premium, gourmet, orgânicos e veganos. Tendo previsão de crescer até 81% nos próximos anos conforme aponta pesquisa da Mintel (empresa global de inteligência de mercado).

Imagens de Internet

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