quarta-feira, 6 de junho de 2018

COSPLAYS E AS LENTES COLORIDAS

Evento Sana em Fortaleza, Ceará (Imagem de Internet)
Desde os anos de 1990, quando surgiram os primeiros cosplays (abreviação de costume play) no Brasil, o hobby de se fantasiar com os personagens fictícios da cultura pop japonesa só tem aumentado. Atualmente, a brincadeira caiu no gosto popular, principalmente, entre as crianças e adolescentes, que lançam mão do uso de perucas, roupas e inclusive lentes de contato coloridas para parecerem com o personagem favorito. Diante dessa moda juvenil, o dr. Marco Antonio Olyntho Jr., oftalmologista, escreveu um artigo na revista Ala Vip do mês de maio, expondo possíveis problemas ao uso indiscriminado de lentes e orientando para uma melhor saúde dos olhos.

"Os olhos são extremamente sensíveis. Em nenhum outro órgão, ou tecido, há tantas terminações nervosas como na córnea, e toda essa sensibilidade é importante para que tenhamos cuidado com sua superfície, que sobrevive mesmo sem ter vasos sanguíneos, além de manter sua transparência cristalina para que a luz a atravesse e possamos enxergar com nitidez", afirma o especialista. 


Segundo o oftalmologista, os adeptos precisam ter cuidado na hora de comprar o material, que muitas vezes não é original e nem vendido no Brasil e, acaba sendo importado de outros países sem a mesma fiscalização brasileira e controle de qualidade. “As lentes de grande diâmetro cobrem uma região muito maior dos olhos do que as lentes comuns, o que pode interferir na oxigenação da córnea e provocar o desenvolvimento de inflamações e úlceras na superfície”, diz dr. Marco Antonio, que ainda aponta o risco de alergias provocadas pelos corantes das lentes. Ele orienta para a necessidade de procurar um profissional, que possa sanar dúvidas sobre o uso de materiais mais apropriado e, mantendo assim, a boa saúde dos olhos. 


Foto de Internet




Nenhum comentário:

Postar um comentário