quinta-feira, 12 de julho de 2018

30 ANOS DO DISCO XOU DA XUXA 3

Disco Xou da Xuxa 3 (Imagens de Internet)
Quem tem mais de 30 anos, provavelmente, nunca se esquecerá da música Ilariê, cantada pela apresentadora Xuxa no auge de sua carreira. A música que se tornou um hino e marcou crianças e adultos nos anos 80, completa três décadas junto com o álbum Xou da Xuxa 3.  Segundo o jornalista Renan Bressan, que mantém uma página dedicada à eterna “rainha dos baixinhos”, esse álbum está cheio de curiosidades e fatos inusitados. 

“O compositor Cid Guerreiro, autor de Ilariê, revelou que resolveu cantar a música em uma Micareta de Feira de Santana (BA)”, conta Renan. “Ele ligou para Xuxa pedindo para assistir a transmissão da Micareta, que na época foi televisionada. Assim, mostrou em primeira mão e anunciou ao vivo para todo Brasil que iria cantar o grande hit da Xuxa, mesmo contrariando um pouco os produtores. Xuxa não só assistiu como ficou contagiada com a música e aceitou gravá-la na hora”.


Em comemoração aos 30 anos do disco, Renan fez uma longa pesquisa e conseguiu depoimentos exclusivos dos compositores, do diretor artístico (Max Pierre) e do produtor do disco (Paulo Massadas que fez parceria com Michael Sullivan). Em meio ao árduo trabalho, ele conseguiu detalhes desconhecidos do público.

O disco em questão bateu recordes de vendas na época e até apareceu no Guinness Book (edição de 1994), como o álbum mais vendido do Brasil até aquele momento. Além do clássico Ilariê, a música "Brincar de Índio” também contagiou a criançada da época. “Paulo Massadas contou que a música tinha sido desacredita por Xuxa. Mas, mesmo a contragosto, acabou concordando em gravá-la. Quando as Paquitas entraram no estúdio para fazer coro, logo começaram a dançar totalmente envolvidas com a música. Então, Xuxa mudou de ideia”, revela Renan.


O produtor Massadas também contou à Renan que a faixa “Coração Criança” havia sido gravada originalmente pelo Trem da Alegria, mas depois concluiu que a letra fugia do foco do grupo. Assim, ele mandou a gravação para Xuxa, que aceitou na hora. Outra música famosa do disco foi "Dança da Xuxa”, composta por Ronaldo Monteiro. “O compositor me disse que os produtores gostaram tanto dessa música, que acabou sendo gravada no mesmo dia. O entusiasmo era tanto que foi eleita a primeira música de trabalho do disco, sendo apresentada um dia depois no programa diário”, conclui Renan.


Nenhum comentário:

Postar um comentário