quinta-feira, 13 de junho de 2019

ESTÍMULO MUSICAL

Projeto Musicar Bebês do Sesc Catanduva (Foto: Paola Brunelli)
Projeto Musicar Bebês proporcionou atividades musicadas com bebês

Projeto do Sesc Catanduva, que ocorreu entre março e abril, estimulava a interação entre bebês e familiares por meio da música. “Promovemos a socialização, a criatividade e a imaginação de forma lúdica e rítmica com essa linguagem universal”, afirma Mariani Gasperini, técnica de programação infantil do Sesc Catanduva. “O público foi chegando aos poucos e, assim, descobriu-se sobre nosso espaço, aberto ao público, para bebês e crianças. O evento alcançou uma repercussão bacana, pois os bebês ficavam eufóricos e os adultos também se divertiam e participam de forma integral. É uma verdadeira conexão, que, com a rotina corrida acabou esquecida”, relata.

O Musicar Bebês contou com a professora de música Ester Fernanda Colabone, formada pela UNASP (Centro Univeristário Adventista de São Paulo). “Muitas análises de áreas do cérebro demonstraram reações de quase todas as regiões do órgão durante a ‘experiência musical’. Não importa se o sujeito é só ‘ouvinte’ ou também produz”, afirma ela, indicando também que tocar um instrumento musical pode aumentar o QI em qualquer idade. A professora cita pesquisas realizadas na Universidade de Toronto, no Canadá, que avaliaram os benefícios da música, tanto em bebês (0 a 3 anos) e crianças (9 a 12 anos) quanto em idosos (60 a 85 anos). “A pesquisa concluiu que, escutando música por 30 minutos semanais durante seis meses, todos tiveram melhora na capacidade de planejar, velocidade de processar informações e memória de curto prazo”, destaca. 


Crianças e os pais interagindo no projeto do Sesc Catanduva (Foto: Paola Brunelli)

Referente aos benefícios na gestação, Ester salienta que o sistema auditivo está apto a receber informações desde o quinto mês de vida intrauterina, e, esse é o principal contato entre feto e o exterior. “No útero, o bebê é impressionado por um verdadeiro concerto rítmico de sons, sendo que, a pulsação vibratória do organismo materno, é sua primeira experiência. Estudos revelam a capacidade de perceber e memorizar vozes, sobretudo a materna”, afirma ela, destacando que, atualmente, desenvolve algumas aulas para gestantes, como musicalização, yoga, dança e pilates. “Sempre uso músicas clássicas com um formato mais infantil, além de sons da natureza”. 

As profissionais comemoram os resultados do projeto do Sesc Catanduva, que já elabora novas ações com esse tema. “Também estudamos uma programação para bebês, oferecendo outras linguagens, como a dança, o teatro, a literatura e a valorização do livre brincar”, finaliza Mariani.


Projeto Musicar Bebês do Sesc Catanduva (Foto: Paola Brunelli)




Nenhum comentário:

Postar um comentário