domingo, 3 de novembro de 2013

A LENDA DE VICTOR NOIR.



Ao andar pelo cemitério parisiense Père-Lachaise, o visitante irá se deparar com túmulos centenários em ruinas e outros suntuosos. Este cemitério é o habitar dos restos mortais de grandes celebridades (como Edith Piaf e Allan Kardec) e inúmeros heróis que marcaram a história da França. Portanto, não é estranho encontrar grupos escolares transitando entre as covas com um professor a ensinar. 

Várias sepulturas hão de chamar a atenção, mas uma se destaca pela grande procura das pessoas curiosas. O grande assédio dos visitantes e nome Victor na lápide, somado ao desconhecimento, pode num instante remeter ao escritor consagrado Victor Hugo. Porém, não se engane: ali não estão os restos mortais do criador de O Corcunda de Notre Dame e Os Miseráveis. 


Na verdade, trata-se do túmulo de Victor Noir (1848-1870) que foi um jornalista francês muito conhecido em vida. Ele morreu aos 22 anos num duelo com Pierre (sobrinho neto do imperador Napoleão Bonaparte): exatamente um dia antes de se casar. 

De longe, a sepultura não tem a imponência de outras construções que lhe rodeiam. Precisa aproximar-se para analisar melhor: em cima da cova está a estátua de um homem caído com boca entreaberta, mãos imóveis, paletó desabotoado e cartola ao lado. Segundo pesquisadores, o escultor Jules Dalou tentou retratar com realidade o momento em que o rapaz foi abatido no duelo. 

A polêmica que faz o caso tornar-se atual envolve a precisão realista da estátua. Ela apresenta um volume grande sob as calças que remete a ideia de uma ereção póstuma. Este realce criou uma lenda local: deixar uma flor na cartola, beijar os lábios e tocar as partes íntimas pode elevar o desempenho sexual. As crendices também afirmam que as mulheres com dificuldades para engravidar tem o problema resolvido ao esfregarem a tal protuberância.

Verdade ou mentira?! Cada qual acredita naquilo que quiser acreditar. Afinal, as pessoas (seres pensantes) têm as próprias conclusões. Contudo, é verdade que a escultura de bronze encontra-se com algumas partes bem gastas. Segundo notícias, a câmara de Paris mandou providenciar avisos de que qualquer degradação com grafite, toques indecentes ou outros meios está sujeito a punições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário