sexta-feira, 1 de julho de 2011

JORNALISMO DIGITAL!

No artigo Jornalismo Impresso x OnLine, o repórter Rizza Matos descreve a internet como um dos frutos da globalização. “É terra de ninguém, não tem dono, não representa uma família, um governo, ou uma empresa.”

É certo instantaneidade põe em dúvida a veracidade dos fatos. A todo o momento sai notas falsas informando acidentes e mortes de personalidades.  Cabe ao jornalista filtrar as informações pois a superficialidade é preocupante no jornalismo.

Todos os dias, surgem novas criações e experiências para captar recursos com a internet. O jornalismo arcaico (preso a máquina datilográfica) foi o único ameaçado com surgimento da rede.



Pairava dúvidas a respeito do lucro e retorno às grandes oligarquias da informação. Por receio, não havia investimento e o online era apenas reprodutor dos outros veículos de comunicação.

Porém, atualmente as pessoas e empresas se especializaram no jornalismo online. Há uma ligação entre a produção de notícias para a internet com um retorno financeiro. A rede tornou-se vitrine dos veículos de comunicação. Os grandes jornais e revistas têm sites de notícias. Com isso, o jornalismo online é cada vez mais confiável.


Redes Sociais

As redes de relacionamento – Orkut, Facebook, Twitter, etc - revolucionaram a comunicação mundial. Por meio de um site de compartilhamento de dados, as pessoas fazem um cadastro (perfil) e se comunicam com pessoas do mundo inteiro. É uma verdadeira teia de amizades, na qual, há opção de manter as pessoas como amigas ou não.



Há 5 anos (aproximadamente), o Orkut virou uma febreno Brasil. Não ter um perfil no Orkut era como se excluir da sociedade e não ter assunto para falar. Tudo girava em torno desse site de relacionamento. Tornou-se uma ferramenta indispensável para fazer amizades, encontrar velhos amigos, parentes, compartilhar fotos, informações, enviar mensagens, postar depoimentos, participar de fóruns, comunidades e debater assuntos.

Com o surgimento do Twitter e o Facebook, o Orkut tornou-se desatualizado. O envio e a recepção de informação tornaram-se mais instantânea, podendo ser acrescentadas imagens, vídeos e sons.


Mídias Digitais e Conteúdos Audiovisuais

A constante evolução tecnológica contribuiu para espalhar a internet em ritmo acelerado.  Basta um simples clique no celular ou nos tablets (ipod, ipad) para ter acesso a numerosas informações, imagens, vídeos e musicas contidas na rede.

O Youtube tornou-se o maior portal para a postagem  e exibição de imagens caseiras. Muitos vídeos tornam-se febres imediatas e hits da internet com milhões de acessos.

Na internet qualquer um pode ser o produtor de mensagens e, assim, comunicar-se com o mundo todo. O fato de que todo celular tem uma câmera de vídeo embutida, facilita na confecção de imagens. Basta um download para postar o conteúdo no ciberespaço e disponibilizar os vídeos. 


Texto blogueiro

O texto blogueiro, assim como qualquer outro texto para a internet, precisa ser claro e objetivo. A leitura na tela do computador precisa ser rápida para não cansar o leitor.  Se for necessário, os hiperlinks conduzem a mais informações sobre o tema.

 
A diferença do texto para o blog é que pode ser parcial, crítico e em primeira pessoa, imprimindo a visão e opinião do produtor do texto. 

Há blogs especializados em determinados assuntos (moda, esporte, cinema) que acabam atraindo a atenção do público alvo. Recebem milhares de acessos diários e, com isso, despertam o interesse de anunciantes para patrocinar sorteio de produtos no blog e a manutenção do micro-site.

Um exemplo de promoção por meio de um blog é Raquel Pacheco, eternizada pelo pseudônimo de Bruna Surfistinha. Ela ficou famosa quando começou a relatar sua rotina como garota de programa em um blog. Ficou tão popular entre os internautas que o micro site chegou a registrar um total de 10 mil acessos por mês. “Não imagino minha vida sem internet. Se não houvesse a internet ninguém ficaria sabendo de mim”, afirma ela em entrevista exclusiva. 





Leita também:  

Bruna Surfistinha em Rio Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário