terça-feira, 30 de julho de 2013

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO.

A teoria da conspiração é classificada como qualquer plano secreto viabilizando modificar um evento histórico ou contemporâneo. O desenrolar da história da humanidade é repleta de situações de conspirações, golpes e traições. Na Roma Antiga, o general e imperador Júlio Cesar foi traído e morto pelo amigo Brutus (100 a 40 A.C.).  No Egito, a sedutora rainha Cleópatra conspirou para o suicídio do general romano Marco Antônio.

Conspirar e reunir-se de armas para tomar, permanecer no poder ou impedir o crescimento de um rival em potencial não é uma prática isolada. No Brasil, Getúlio Vargas tomou o poder visando o bem e proteção da nação.  Na década de 1960, militares deram um golpe em defesa da democracia e de uma tomada comunista. A bíblia também cita inúmeras situações de conspiracionismo: Jesus foi traído e entregue aos Romanos pelo discípulo Judas.


Seria impossível mencionar os milhares de golpes religiosos, políticos e militares que assolaram o mundo. Contudo, a ascensão política e econômica dos Estados Unidos faz com que o país seja alvo das mais mirabolantes teorias de conspiração da atualidade. Tudo ainda incentivado pela literatura e ficção hollywoodiana, incendeiam o imaginário mundial. Não podemos esquecer do polêmico episódio envolvendo a morte de Osama Biladen. Os soldados norte americanos invadiram o Paquistão numa audaciosa e sigilosa manobra para capturar e matar o terrorista. 


Recentemente, o jornal O Globo denunciou um esquema de espionagem a cidadãos brasileiros pela agência NSA (National Security Agency). Segundo documentos coletados pelo ex-funcionário Edward Joseph Snow, durante uma década a organização monitorou e armazenou não só ligações telefônicas como os acessos à internet (e-mails e sites) do Brasil, China, Rússia, Paquistão e Irã. O serviço secreto contava com a parceria de empresas de telecomunicações norte-americanas que mantem vínculo com empresas de telefonia nestes países.


Entre os fatos também podemos questionar a veracidade de tudo porque sempre surgem especulações e muita irrealidade que geram inúmeras vertentes.  Porém, não há de se negar que Snow, reuniu provas contundentes e está sendo considerado como o traidor da pátria. Tanto que o EUA ameaça estremecer relações diplomáticas com qualquer nação que lhe ofereça asilo político. Durante o retorno do presidente boliviano Evo Morales da Rússia, vários países europeus proibiram que o avião utilizasse o espaço aéreo. Temeu-se que a inesperada viagem fosse uma manobra para abrigar abordo o fugitivo da FBI (Federal Bureau of Investigation).


A situação daria um ótimo enredo de filme envolvendo conspiração, espionagem  internacional e traição. Sabemos com toda certeza quem seria os mocinhos e os vilãos. Talvez seja, o pano de fundo para mais uma performance do 007 ou algum outro super-herói. Contudo, o fato abre parentes para questões profundas a respeito da privacidade do individuo, democracia, ética e supremacia politica. Muito se fala, muitos acreditam, mas seria algo palpável? Existe ou seria mais uma lenda como Saci Pererê ou mula sem cabeça?

Nenhum comentário:

Postar um comentário