segunda-feira, 20 de agosto de 2018

MULHER DE CORAGEM


Sonia Maria Pinto, aos 59 anos, é uma mulher entusiasmada, tomada pela pró-atividade. Apesar de ter nascido numa época em que as mulheres deviam ser submissas ao pai e ao marido, nunca teve esse perfil. “Desde cedo tinha o sonho de trabalhar num escritório”, afirma Sonia, que prestou vários concursos para órgãos públicos sem sucesso. Determinada, começou a trabalhar aos 10 anos, primeiro fazendo faxina em casa de família, depois numa fábrica até ir parar numa padaria. “Lá trabalhei como contadora de pães para os vendedores e garçonete. Naquele tempo, isso não era normal para uma moça. O meu namorado começou a implicar e dizer que eu não ia mais trabalhar depois de casar. Queria que ficasse em casa cuidando dos filhos”, relembra.

Mesmo avessa à ideia, Sonia pediu as contas, casou e teve filhos e, posteriormente, separou-se. Ainda tinha o sonho de trabalhar em escritório, mas não tinha conhecimento na área. Então, aos 18 anos, uma amiga lhe indicou uma empresa que precisava de copeira. “Comecei a trabalhar num lugar pequeno com no máximo 9 pessoas. Trabalhava até as 15 horas porque a carga horária era compatível com o salário, uns 70% do mínimo. Porém, ficava no escritório até o último funcionário sair. As pessoas me perguntavam qual era a minha vontade e davam corda, assim fui me dedicando e aperfeiçoando. Adorava datilografar aqueles contratos enormes”, relembra ela, que foi contratada como auxiliar de escritório depois de 6 meses. “O salário aumentou três vezes mais. Trabalhava como se fosse à dona. Quanto mais trabalhava, mais tinha vontade de fazer. Sempre me coloquei a frente das novidades”.

Enquanto a empresa foi crescendo, ela via os homens ocuparem os cargos mais elevados sem perder a esperança. “Imagina como era difícil naquela época pra uma pessoa pobre, mulher e preta? Eu crescia em conhecimento e não desistia de lutar. Vi a empresa crescer e se desenvolver. Fazia questão de estar por dentro de tudo. Teve uma hora que não tinha mais como não crescer. Vez ou outra aparecia um bonitão que queria me derrubar, mas nunca cedi. Também apareceu um grande profissional que via tudo com muita clareza. Era um verdadeiro mestre e enxergava a essência das pessoas. Tanto o que trabalhava como o bajulador”, diz. 

Um dos episódios mais marcantes para Sonia foi quando o diretor chegou e lhe incumbiu de ser  responsável pela área de Qualidade. “Mal cabia em mim de felicidade. Ele disse que receberíamos a visita de um consultor pra auxiliar na implantação da ISO 9.000. Fiquei olhando pra ele e respondi ok, mas ao virar as costas me perguntava o que seria isso. Não tinha conhecimento e nem o Google pra perguntar. Mesmo assim, fui me informar e procurei fundamentos do assunto. Quando o consultor chegou, eu estava dando aula. Em seis meses, montamos o projeto e, nos anos subsequentes, tivemos auditoria da empresa especializada. Nunca tivemos uma não conformidade dentro da área de qualidade”, diz, ao relembrar da época em que era responsável por mais de 200 pessoas in loco e outras 200 remoto. “Tínhamos várias filiais e a área administrativa ficava sob minha responsabilidade. Fui pra várias cidades no Brasil, eu dava treinamento sobre novos sistemas operacionais”.

Ela passou por tudo com muita dificuldade, principalmente por ser mulher, mas percebeu que tinha vencido quando se viu numa convenção executiva. “Eu era a única mulher entre 28 homens. Ali vi que tinha chegado onde queria. Tive oportunidade de viajar pra fora do Brasil, trabalhar e estudar”, relata ela, cheia de gratidão e nostalgia. “O tempo passou e, como tudo na vida, o ciclo terminou no dia que completei 38 anos, 6 meses e 4 dias de empresa. Chegou o momento de pensar pra que lado deveria ir. Fiz vários planos, montei um escritório de consultoria, mas percebi que não era meu ideal. Não desanimei, respirei fundo e voltei à luta”, conclui Sonia que, ao invés de chorar ou aproveitar a aposentadoria, resolveu empreender numa empresa de reciclagem. 

22 comentários:

  1. AEeee Sônia. Maravilhosa!! Parabéns guerreira!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por ser esse exemplo de garra e coragem!

    ResponderExcluir
  3. Diva coajosa e dinâmica sempre caminhou com suas próprias pernas e com ajuda de Deus vai conquistando seus objetivos parabéns .Sua tia Cleide te ama mto e se sente mto honrada por teu sucesso te amo

    ResponderExcluir
  4. Você é maravilhosa e muito autêntica. Parabéns minha comadre. Te amamos muito. Que sua trajetória seja sempre brilhante.

    ResponderExcluir
  5. Quanto orgulho dessa mulher 🙌🤗
    Aprendemos e nos inspiramos com você ❤❤❤

    ResponderExcluir
  6. Parabéns mulher guerreira , você é maravilhosa que Deus cotinue sempre te iluminando e abençoando .

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Madrinha Sempre te admirei por sempre ser essa guerreira.
    Eu me espelho em você,que Deus a cada dia te abençoe em todas as áreas da sua vida.
    É um anjo nas nossas vidas.

    ResponderExcluir
  8. Agradeço a essa excelente profissional, aprendi muita coisa com ela e com isso eu cresci.Parabéns para grande guerreira

    ResponderExcluir
  9. Sonia parabéns! Vc não desiste nunca. É um exemplo de pulso firme e determinação. Adorei saber um pouco mais de sua história. Vc vai muito mais longe, ainda.

    ResponderExcluir
  10. Esta mulher é extraordinária. Um exemplo, uma inspiração. Corajosa e motivadora. Eu so tenho orgulho e muita gratidão por ter feito parte da sua equipe por 12 anos quase.

    ResponderExcluir
  11. Competência é o seu nome. Parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Sônia! Além de corajosa, guerreira, inteligente, humilde e competente. Precisamos de pessoas como vc para inspiração e modelo.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Sônia! Além de corajosa, guerreira, inteligente, humilde e competente. Precisamos de pessoas como vc para inspiração e modelo.

    ResponderExcluir
  14. Mulher de muita garra. Parabéns Sonia

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Sônia vc é um exemplo pra nos mulheres adimiro e te respeito amiga felicidade

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Sonia, grande exemplo de profissional e mulher.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Soninha!!! Que história de vida... você sempre será exemplo p nos!! Grande beijo!!! Rubao.

    ResponderExcluir
  18. Sônia, vc e a inspiração de muitas pessoas!!!

    ResponderExcluir
  19. Meus parabéns prima,você sempre foi batalhadora e corajosa, você sempre me inspirou no crescimento profissional ,sucesso nesse novo empreendimento

    ResponderExcluir
  20. Ela foi minha chefe na epoca que era gerente em Sorocaba . Mulher competente, raiva e principalmente um grande ser humano

    ResponderExcluir
  21. Sônia talvez meu maior norte como profissional, acho que você nao tem a dimensão de como e quantas pessoas têm você como modelo de profissional. Devo muito a ti. Parabéns por esta história linda. Beijus Rogerio Costa.

    ResponderExcluir