domingo, 25 de maio de 2014

A INESQUECÍVEL PARIS!



A capital francesa consegue habitar o imaginário das pessoas. É uma das poucas cidades capazes de atrair atenção e seduzir pela história, atrações turísticas, arquitetura, gastronomia, música e rotina. A fama de cidade romântica, clássica, moderna e de vanguarda faz brotar ideias, inspirações, sonhos e projetos em qualquer ser humano. 

Seduzido, o ditador nazista Adolf Hitler se rendeu aos encantos da Cidade Luz. Ao contrário da destruição e devastação que promoveu em outras cidades europeias, ele preservou e imaculou Paris. A cidade foi uma das suas maiores conquistas e o seu lugar favorito fora da Alemanha.

Apesar de ser uma metrópole e conter toda agitação e caos de uma grande capital, Paris fascina. Não pense que estará longe de congestionamentos em horários de pico, filas enormes diante de monumentos e dos altos custos de vida. Mas, conhece-la é contemplar um sonho e querer ficar um pouco mais para aproveitar tudo que a cidade oferece. Por fim, é ter consciência de jamais conseguir visitar as centenas de museus, pontes e atrações que parecem não ter fim.




Palais des Invalides

As cinzas do imperador Napoleão Bonarte estão numa cripta no centro da capela Saint-Louis no Palácio dos Inválidos (Hôtel National des Invalides). A construção do enorme monumento foi ordenada em 1670 por Luís XIV para acolher os inválidos do exército francês. Atualmente, abriga museus e uma necrópole militar.





Torre Eiffel

A torre treliça de ferro do século XIX está localizada no Champ de Mars em Paris. Os idealizadores tinham intenção de construí-la para um único evento e depois a desmontariam. Contudo, após dois anos de construção, a gigantesca armação de ferro transformou-se num ícone da França reconhecido mundialmente.







Arco do Triunfo 

O Arco do Triunfo, também chamado de Arco da Etoile (estrela, em francês), é um monumento construído em comemoração às vitórias militares do Napoleão Bonaparte. Em 1806, o imperador ordenou a construção inspirado na tradição romana de construir arcos para exaltar conquistas.




Praça da Concorde

A Praça da Concorde é a maior praça da cidade de Paris. Foi planejada para comemorar o reestabelecimento do Rei Luis XV após uma doença. Durante a revolução Francesa, ela foi palco de manifestações e serviu como cenário de execução para os condenados a morte na guilhotina.

 


Rio Sena

O rio Sena nasce no norte da França e desagua no Oceano Atlântico com uma extensão de 776 quilômetros. Ele corta a capital francesa e faz parte do magnífico cenário parisiense. Os passeios de barco em Paris são programas quase obrigatórios e proporcionam momentos inesquecíveis. Mas nem sempre foi assim. Durante muito tempo, o rio foi extremamente poluído e depósito de esgoto. Por isso passou por um intenso processo de revitalização para retirada do lixo e diminuição o mau odor.



Catedral de Notre Dame

A Catedral de Notre-Dame é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. As obras da construção dedicada a Maria (Mãe de Jesus Cristo) duraram de 1163 até 1345. Usando a catedral como cenário do livro O Corcunda de Notre Dame, o escritor Victor Hugo fez o local ganhar o imaginário mundial. A história de amor entre o corcunda Quasímodo e a cigana Esmeralda desperta emoções do sagrado ao profano e do grotesco ao sublime.



 
Cemitério Pére-Lachaise

O cemitério do Père-Lachaise é o maior cemitério de Paris e um dos mais famosos do mundo. Entre nos túmulos e mausoléus de cidadãos comuns estão enterradas grandes personalidades da literatura universal, música, política, pensadores, cientistas, etc.



Basílica Sacré Coeur

Localizada no topo do Monte Martre, o ponto mais alto da cidade, a basílica do Sagrado Coração é um templo da Igreja Católica Romana em Paris. O local é um dos principais cenários do filme francês O Fabuloso Destino de Amelie Poulain (2001). A produção que conta a história da espevitada Amelie em busca um sentido para viver concorreu a 5 Oscars (incluindo o de melhor filme estrangeiro). Desde então, o local atraí turistas de todo mundo que chegam em Paris para refazer os trajetos da personagem título.



Moulin Rouge

O cabaré mais tradicional da França foi construído no ano de 1889 por Josep Oller. Os espetáculos de French Cancan tornaram-se grande sensação na Belle Époque quando se comemorava o centenário da Revolução Francesa. Logo o estabelecimento com o moinho revestido de vermelho ficou conhecido internacionalmente como o grande local das farras parisienses. Atualmente, o Moulin Rouge continua tendo os espetáculos mais disputados de Paris. 




Museu do Louvre

O museu instalado no Palácio do Louvre, em Paris, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Reúne milhares de obras de diversos povos da antiguidade (assírios, egípcios, gregos e romanos, entre outros) que são consideradas patrimônio da humanidade. O quadro de Mona Lisa pintado por Leonardo da Vinci é uma das obras mais procurada pelos visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário