quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

AS DUAS DÉCADAS DE TITANIC


Há cerca de 20 anos surgiu uma superprodução nos cinemas com um grande desafio. Segundo a jornalista Cláudia Pires da Agência Folha em 18/12/1997, o filme Titanic estrearia com a missão de recuperar os US$ 200 milhões investidos em sua produção. "Tem que arrecadar pelo menos US$ 350 milhões para ser considerado lucrativo. A história do navio que afundou no Atlântico Norte em 1912 com 1500 pessoas a bordo já deveria ter estreado nos EUA em julho. Na avaliação dos  estúdios, o verão é a melhor época para arrecadação de bilheteria no país."


O futuro era incerto e a película corria o risco de ser uma tragédia cinematográfica. Mas não foi. Tão logo se converteu num acerto e grande fenômeno de bilheteria mundial. O filme Titanic não só atraiu muitos telespectadores para salas de cinemas que ficaram lotados como foi assunto nas principais mídias impressas e televisivas do momento. Numa época ainda sem internet e as tecnologias atuais, o fenômeno se propagou de boca em boca e virou sensação.


Se hoje James Cameron é um dos diretores mais prestigiados e invejados de Hollywood, sem dúvidas é devido ao grande sucesso de Titanic. Antes disso, ele via de longe o despontar de Steven Spielberg, um dos seus grandes ídolos. Enquanto Spielberg pulou para fama com elogiado "Tubarão" (1975), Cameron estreou com o super vexame de "Piranhas 2" (1981). Durante as filmagens desse filme completamente esquecível, ele teve um pesadelo. 


Sonhou que um robô vinha do futuro para matá-lo. Não teve dúvidas! Transformou o pesadelo em filme e contratou para o papel principal o ator mais ridicularizado de Hollywood, Arnold Schwarzenegger. O "Exterminador do Futuro" (1984) fez do halterofilista um astro e mostrou que o diretor sabia comandar efeitos especiais e cenas de ação. A mesma mistura deu certo em "O Exterminador do Futuro 2" (1991), "Aliens, O Resgate" (1986), "O Segredo do Abismo" (1989) e o mega sucesso "True Lies" (1994).


A ideia para o filme Titanic surgiu durante uma expedição ao fundo do mar. Cameron foi convidado por pesquisadores a visitar os restos do verdadeiro naufrágio. Todos achavam que o filme ia ser um fracasso total. Quando o orçamento passou de 120 milhões de dólares, o diretor abriu mão do percentual que tinha direito. Colocou tudo no navio. Inclusive o respeito por si próprio. Mas não se arrependeu. No verão de de 1997 e 1998, o Titanic já tinha rendeu mais de um bilhão de Dólares. Feito que nem Spielberg conseguiu tanto com seu "Parque dos Dinossauros" (1993).


O filme arrasou quarterões e foi um fenômeno global. Todos comentavam e queriam ver os 195 minutos de filme. O estrondo foi tanto que abocanhou inúmeros Prêmios. Teve 14 indicações ao Oscar (1998) e ganhou 11 estatuetas entre elas de melhor filme melhor direção e melhores efeitos especiais. A música tema, My Heart Will Go On, ficou meses nas paradas de sucessos e embalou várias histórias de amor. A cena do casal protagonista de braços abertos na proa do navio foi uma das mais copiadas no mundo todo.


Sem dúvidas,  a superprodução foi a maior sensação do final da década de 1990. Arrebatou multidões para os cinemas. Formando filas gigantescas enquanto estava em cartaz. Conseguiu alavancar ainda mais a carreira de Leonardo DiCaprio e impulsionou a atriz Kate Winslet. Os dois fizeram um casal perfeito nas telas. 


Claro que o entrosamento entre o casal protagonista proporcionou grande parte dos melhores momentos do filme. Nem mesmo os excepcionais efeitos especiais poderiam  roubar a cena dos dois. Tudo ficou em segundo plano pois a história romântica proposta por Cameron funcionava absolutamente bem. Assim, o casal central sobressaia  diante da terrível tragédia. Tanta química, talento e carisma foi capaz de fazer o telespectador torcer até o último instante para um final feliz naquela dramática. 


Um comentário:

  1. Esse filme marcou minha adolescência. E o ser humano conseguindo romantizar até uma tragédia...rs

    Abraços

    Alê
    https://nossoconfessionariopublico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir