sexta-feira, 2 de novembro de 2012

DIA DOS MORTOS!


A morte sempre foi uma grande incógnita para humanidade. Há quem diga que a vida espiritual continua em outros planos e mundos (céu, inferno, purgatório, paraíso, etc). Também há quem acredite que tudo se acabe e só restem às lembranças na mente de quem ficou. 

A verdade é que todo mundo sabe que irá morrer, contudo, ninguém sabe o que acontecerá depois. Existe quem aceite a ideia da morte com naturalidade por fazer parte do curso da vida. Assim como existe quem tema a morte e custe a aceitar a perda dos entes queridos. 


O dia dos fiés defuntos, dia dos mortos ou dia de finados é um feriado com base na crença da Igreja Católica. No Brasil e em vários países, os fiéis que seguem a doutrina da igreja celebram a lembrança de todos os mortos. “O dia dos Fiéis Defuntos é o dia em que a Igreja celebra o cumprimento da missão das pessoas queridas que já faleceram,  através da elevação de preces a Deus por seu descanso junto a Ele”, comenta Aline Cristina Viani. 

No site da arquidiocese de São Paulo, o Monsenhor  Arnaldo Beltrani, vigário episcopal de comunicação, explica que o “dia de finados é o dia da celebração da vida eterna”. Segundo ele, a origem dessa devoção remete ao século I, quando os cristãos costumavam visitar os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram em martírio. “Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado em 2 de novembro”, diz.


Muitos repudiam essa tradição católica por considerarem adoração aos  mortos, entretanto, o  Monsenhor explica que é um dia de saudades para recordar as lembranças em nome do amor. “Amar é sentir que o outro não morrerá nunca. É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre”, afirma Beltrani. 

Claro que isso tudo não foi uma invenção católica. Desde as civilizações mais antigas já se celebrava a morte assim como a vida. Tanto que em vários países, como o México de descendência Asteca, os entes queridos falecidos são reverenciados. Numa forma de homenageá-los e expor o quanto foram importantes. Então, por que não fazer deste dia um dia de reflexão para recordar pessoas queridas, lembranças boas e sentir saudades?

2 comentários: