segunda-feira, 14 de julho de 2014

ALEMANHA É CAMPEÃ DO MUNDO NO BRASIL!


O estádio do Maracanã lotado foi palco da disputa final da Fifa World Cop 2014 (13 de julho). Assim, a copa do mundo no Brasil terminou por consagrar como campeão o time da Alemanha. Porém, a tarefa não foi fácil. Os alemães enfrentaram uma seleção Argentina guerreira que lutou o quanto pode para dificultar nas jogadas e barrá-los.


Foi um jogo tenso, acirrado e equilibrado. A vitória dos alemães sobre los nuestros hermanos deu-se na prorrogação com apenas um gol. Então, a Alemanha tornou-se tetra campeão do mundo após 24 anos sem conquistar títulos (1954, 1974 e 1990). A festa Alemã contagiou das arquibancadas do Maracanã até Berlim. A vitória  foi fruto de um trabalho que soube corrigir os erros e falhas do passado quando a Alemanha perdeu o campeonato dentro de casa.

Mesmo perdendo os argentinos foram bravos heróis e por pouco não foram vitoriosos. Os jogadores foram liderados pelo notável jogador Messi. Claro que ele poderia ter jogado mais e ter sido o diferencial conquistando a vitória. Mas é inegável que jogou como um forte guerreiro. Fez do campo uma arena e defendeu bravamente a camisa do time. Deste modo, a Argentina perdeu sem perder a compostura e a raça.

Nossos vizinhos ensinaram uma lição para a nossa seleção canarinho. A seleção brasileira jogou descrente a semifinal contra a Alemanha. Nossos jogadores perderam o chão e a estabilidade após a traumática saída do jogador Neymar. Nas quartas de finais, ele recebeu um golpe inesperado de um jogador colombiano e deixou o campo e a competição numa maca. Encerrou a participação na copa e decretou a derrocada do time brasileiro. 

O emocional abalado dos jogadores brasileiros deu de graça a vitória para os jogadores alemães. Não conseguiram bloquear os adversários dentro de campo e perderam vergonhosamente de 7 X 1. No jogo derradeiro assistimos uma derrota humilhante proporcionada pela soma de erros contribuiu. Não que perder seja feio, mas perder com raça e luta faria a derrota parecer menor. Foi a pior derrota da seleção brasileira em toda a história das Copas do Mundo. Seguida de uma segunda derrota pela Holanda (0 X 3) em busca de um terceiro lugar na competição.

Resta tornar o ocorrido um aprendizado para jogadores, treinadores e dirigentes brasileiros superarem as falhas e ressurgirem com garra e força para conquistas futuras. Contudo, é injusto afirmar que a seleção brasileira foi ruim em tudo. Afinal, se chegou até uma semi final é porque tinha um potencial maior que as demais seleções enfrentadas. Talvez tenha faltado um pulso mais firme, pesquisa e estratégia do treinador ou uma vontade a mais de um ou outro jogador.

Em suma, o desenho Os Simpsons previu várias das situações do campeonato. Um personagem caricatura do jogador Neymar cai toda hora durante as partidas até que acaba sofrendo uma lesão fatal. No desenho animado, isso contribuiu na derrota do Brasil para a Alemanha que se torna a campeã do mundo. Coincidência ou Previsão? Não importa.

Não podemos dizer que nos sentimos derrotados em tudo. A copa no Brasil foi uma vitória que contrariou inúmeros pessimistas. Não existiu o caos previsto. Os aeroportos não pararam e o mundo não acabou.  Não existiu a tão anunciada vergonha pela tragédia do evento. A copa mostrou uma boa organização e impressionou os brasileiros e o mundo. Resta a esperança que a experiência possa contagiar tudo mais (saúde, educação, etc) com o padrão de qualidade Fifa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário