quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O RETRATO DA VAIDADE MASCULINA!



Já foi o tempo em que cuidar da beleza e do visual eram assuntos exclusivos para mulheres. Cada vez mais, os homens encontram na vaidade as ferramentas para um novo retrato do bem estar. Procuram o salão de beleza não apenas para cortar o cabelo.


Utilizam os mais variados serviços de estéticas: limpeza de pele, desenho de sobrancelha, relaxamento, massagem, maquiagem e reflexologia  podal (tratamento de doenças e desiquilíbrios do corpo por meio das zonas reflexas dos pés). 

O homem moderno quer estar bem vestido, com boa pele, cabelo bonito, corpo legal e saudável. Rejeita os símbolos que eram considerados como sinônimos de virilidade. Depila abdome, braços, pernas, todo o corpo e abomina os pelos por achar antiquado e anti-higiênico.

Procura cirurgias plásticas para reparar aquilo que considera imperfeição. Quer estar em forma para se sentir sensual e atraente. Percebe que estar bem com a mente e o corpo só atrai melhorias e prosperidade. 




QUEBRA DE PARADIGMAS





O cabeleireiro Will, Wilson Cambuy Junior, 27 anos, não acredita que a vaidade torne o homem menos macho. “A masculinidade é atitude e não se relaciona com o fato de se cuidar”, afirma. Ele considera que o homem contemporâneo se preocupa em estar apresentável e tenta de todas as forma retardar o envelhecimento.  “Envelhecer e morrer todo mundo vai, mas se puder envelhecer com boa aparência, torna a ideia mais suportável”, diz. 

Will compara o homem vaidoso com um pavão, entretanto, “o pavão só se abre todo nas épocas de acasalamento e o homem quer sexo toda hora”, diz.  Na vaidade também há questões sexuais, afinal, o homem também se cuida para atrair as suas conquistas. A aparência torna alguém mais aceito. “As portas se abrem: existem mais facilidades, aceitações, parece que tudo é mais fácil pra quem é bonito”. 

Segundo o cabeleireiro, a beleza pode proporcionar poder. “Ao notar que é fácil conseguir o que se almeja, a pessoa fica cega, e quer sempre mais”. Porém, a vaidade tem seu preço e pode ser muito alto se não tiver estrutura e maturidade. Ele conta que conheceu um rapaz que nunca estava satisfeito. Colocou silicone nas maçãs do rosto e o produto desceu. As bochechas ficaram flácidas e caídas. "Tornou-se uma aberração e ficou parecendo o Fofão (personagem infantil)”, diz. 


A ODISSEIA POR UM CORPO 





O VAIDOSO – Por semana, se dedica 6 dias, sendo 2 horas cada, num total de 12 horas: pratica jiu-jitsu e malha para tonificar os músculos e melhorar o seu desempenho. “É importante cuidar do corpo para ter melhor saúde e disposição”, diz André Marcelo Marcolino, 22 anos,  mora em Ribeirão Preto e é estudante do 3º. ano de Engenharia Química na UNAERP (Universidade de Ribeirão Preto). 

André vê o exercício físico como uma espécie de terapia. “Quando começo a malhar esqueço dos problemas do dia a dia. Malho mais por satisfação própria. Poder me olhar no espelho e me sentir bem comigo mesmo”, diz. Ele se considera muito vaidoso: “estou sempre em busca de inovar no corte de cabelo, também me depilo, pelo menos, duas vezes por mês e, sempre procuro sair bem arrumado”. Assim, acredita que ao manter o corpo saudável terá uma boa saúde e uma auto estima elevada. 





O SAUDÁVEL – Registrado no CREF4-SP (Conselho Regional de Educação Física) Ricardo da Silva Porto, 33 anos, trabalha há 16 anos como instrutor de musculação e é proprietário da Academia Físicus em Rio Preto. Ele gosta de cuidar do corpo e treina aproximadamente uma hora por dia de segunda a sábado. 

“Estou sempre procurando melhorar: deixar o braço um pouco maior , a barriga menor. Na realidade nunca tive o interesse de ficar enorme ser bombado, apenas mantendo o corpo”, diz. Ele admite alimentar a vaidade, afinal, a aparência “seria a carta de apresentação”, mas sem se esquecer de manter a vida saudável: “Nosso corpo não tem peças de reposição, então, o principal de se cuidar do corpo é a saúde”.

Com experiência, o instrutor afirma que os homens são mais preocupados em manter o corpo em forma do que as mulheres, são mais persistentes  e se dedicam mais. Para ele,  90 % dos homens, frequentam a academia por motivos de vaidade estética: 

“Ter um corpo definido é o sonho da maioria. O homem cuida do corpo pra ficar bem consigo mesmo e, por consequência, para que os outros vejam também, afinal, do que adianta ter um corpo perfeito se ninguém notar?”  Então, “se a vaidade permite ao homem se dedicar mais ao corpo, treinando sempre , dormindo bem e alimentando direito,  nesse caso, acaba lhe trazendo saúde”, diz.  






O EXIBICIONISTA – chega em algum lugar com um aglomerado de pessoas, “é lei” arrancar a camisa e exibir os músculos. “As mulheres querem você e até os homens olham: uns querem ser você e outros não gostam de ti por chamar mais atenção”, diz Diogo Meireles Kauan de 23 anos.  

Ele mora em Novo Horizonte e ganha vida vendendo equipamentos esportivos e suplementos alimentares (nutrientes, proteínas, carboidratos, aminoácidos e vitaminas) para auxiliar no ganho de massa muscular. Entretanto, não há milagres. “Os suplementos ajudam até um tempo, mas depois só com esteróides isso vira um vício”.    

Segundo Kauan, as pessoas não malham por uma vida mais saudável. “A saúde fica em último lugar. Você só quer saber de ficar forte e chamar a atenção, não quer saber de saúde”.

Ele mesmo só tira foto se estiver em uma boa fase estética e considera que vale tudo para conquistar um corpo idealizado. Para ressaltar os músculos,  ele depila o copo uma vez por semana e  tem algumas tatuagens, “faz parte de chamar atenção”. Ele nunca sentiu dificuldade em encontrar um romance ou alguém apenas para sexo. Aproveita ao máximo, porque na sua opinião a vida é o hoje, e o futuro: “isso eu deixo pra depois não quero saber do amanhã”, diz. 



LITERATURA, MITO E PSICOLOGIA 






“Se eu pudesse ser sempre moço, se o quadro envelhecesse!... Por isso, por esse milagre eu daria tudo! Sim, não há no mundo o que eu não estivesse pronto para dar em troca. Daria até a alma”, murmura Dorian no livro “O retrato de Dorian Gray”, escrito por Oscar Wilde em 1890. Ele é um personagem da literatura universal que relata a obscuridade da vaidade humana em busca da beleza e juventude eterna. 

Dorian não está sozinho na busca pela juventude e beleza. Segundo a psicóloga Camila Soares Spolaor: “O Narcisismo é uma característica da personalidade de uma pessoa que demonstra uma paixão por si mesma. 

A palavra é derivada da Mitologia Grega: Narciso era um jovem e belo rapaz que rejeitou a ninfa Eco, que desesperadamente o desejava. Como punição, foi amaldiçoado de forma a apaixonar-se incontrolavelmente por sua própria imagem refletida na água. Incapaz de concretizar a sua paixão, Narciso suicidou-se por afogamento”. 

Spolaor afirma que por influência de fatores sociais, profissionais e da mídia, cada vez mais as pessoas se preocupam com a aparência. “O destaque dado atualmente à vaidade masculina se deve ao conceito historicamente implantado de que se cuidar é coisa de mulher”. Para ela, a vaidade tem uma função importante no desenvolvimento psíquico, ou seja, pode ser crucial para o equilíbrio do indivíduo e para a percepção de suas próprias necessidades em relação às outras pessoas. 

Entretanto, ela admite que o narcisismo em excesso pode ser prejudicial. "A pessoa se coloca muito acima dos outros e acha que estes precisam obrigatoriamente atender a todas as suas necessidades”. Ao extremo, pode se tornar um Transtorno de Personalidade Narcisista, a pessoa deixa de realizar atividades básicas para se dedicar ao cuidado com a aparência, comete excesso em atividades físicas, métodos de emagrecimento e faz cirurgias plásticas desnecessárias para modificar o corpo. Nesses casos, é indicado um tratamento psicológico. 

Durante anos, a ideia da preocupação masculina pela beleza era mito ou literatura. Por um longo tempo, o homem interrompeu o seu processo de evolução estacionado no machismo. Mas os tempos mudaram e os pensamentos também. Wilson, André, Ricardo e Diogo, somados a  tantos outros, são homens e personagens com uma nova visão mundo. Seja morando em São José do Rio Preto ou qualquer outro lugar, o homem redescobre a sua imagem e busca se sentir bem com o seu reflexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário