terça-feira, 26 de outubro de 2010

PALESTRA: A COMUNICAÇÃO CORPORATIVA!

A 14ª Semana de Comunicação Social, "Dito Não Dito Interdito",  realizada pela Unilago de Rio Preto teve início no dia 24 de outubro. A palestra de abertura foi ministrada pela diretora da CDN Comunicação Corporativa área de Consultoria de Comunicação de São Paulo, Lucia Caetano.

De acordo com Lucia, na empresa onde trabalha o termo assessoria de imprensa foi substituído por “relações com a mídia”, a fim de se ter uma boa com comunicação. “A idéia de um assessor remete a ditadura militar. Os assessores do governo tinham a missão de segurar as informações”, afirma a diretora da CDN.

Ela discursou sobre as empresas de comunicação corporativa e a visão de que “fazer comunicação é construir relacionamentos com os inúmeros públicos" (fornecedores, colaboradores e consumidor final). Nessa construção de um bom relacionamento é preciso captar mais mensagens, ou seja, ouvir mais do que emitir. Saber exatamente qual efeito é produzido no público para as ações e intenções serem claras e organizadas.

Na era da internet e novas tecnologias, a imagem tornou-se muito frágil “não tem dono, tanto para o bem quanto para o mal”, diz a palestrante. A comunicação empresarial não consegue controlar a Imagem e Reputação do cliente, ela administra as percepções (dos públicos) com decisões e posições coerentes. Isso tudo é uma conquista diária e por meio da transparência consegue se ter à credibilidade.

Para Lucia, o processo de comunicação informa e forma a opinião pública e com isso constrói-se a imagem e reputação. É essencial a elaboração de ações em épocas de crise, com o objetivo de manter a imprensa e o público ciente do trabalho desenvolvido para resolver a situação. Há a necessidade de utilizar todas as ferramentas de comunicação dentro de uma estratégia. Com isso, a comunicação multifuncional (mistura vários conhecimentos) é obrigatória e necessária.

Depois da palestra, Lucia respondeu a diversas perguntas dos estudantes de jornalismo, relações públicas e publicidade que estavam presentes. A 14a. Semana de Comunicação da Unilago será realizada até o dia 29 de outubro, a partir das 19h30 no anfiteatro da instituição e contará com palestras, fóruns e atividades culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário