quarta-feira, 11 de junho de 2014

O AMOR DE SALVAÇÃO!


O amor impossível e subjetivo configura-se como o principal marco do ultrarromantismo português. Assim, o sentimento que causa sofrimento, renuncia e oposição dos direitos do coração com os valores sociais e morais tem no escritor português Camilo Castelo Branco um dos principais aliados. No livro Amor de Perdição (1862), o escritor aportuguesa uma versão de Romeu e Julieta para distorcer a ideia do felizes para sempre.

Após o pessimista e trágico livro, o romancista resolve salvar o amor em outra obra. No livro Amor de Salvação (1864), o protagonista relata as peripécias amorosas ao narrador em uma noite de natal. O grande presente ao leitor romântico é um final feliz em uma trama bem construída e considerada pelos críticos como uma das melhores obras do escritor.



Nem todo romance termina com um final feliz, principalmente em histórias que vão além dos contos ficcionais. Na realidade, a convivência entre duas pessoas é cheia de conflitos e situações diversas. O amor dá lugar a milhares de emoções que podem enfraquecer o laço ou fortificá-lo.

O amor como fogo que queima sem se ver tão exaltado e aclamado pelo poeta Camões, pode não durar para sempre.  Mas a brasa que sobra do fogaréu pode fazer o sentimento perseverar. Da mesma forma que existem casais desfeitos por não suportarem a dura convivência, também existe casais que permanecem unidos diante das diversidades.



Há união de pessoas que se completam e faz qualquer um acreditar no amor. Casais perfeitos que envelhecem juntos e causa inveja até ao mais desiludido ser humano. Não que o final feliz exista ou deixe de existir, mas há pessoas que vivem juntos por muitos anos e enfrentam os mais diversos desafios sem arrependimentos. Estes exemplos de relacionamentos fazem confiarmos que os mais árduos percursos nada seriam se fossem compartilhados pela pessoa certa.


O dia dos namorados pode até ser uma data comercial, porém os amantes esperam ter feito à escolha oportuna. Até mesmo os corações mais solidários às vezes esperam estar completos no próximo ano. Assim, a esperança faz o clima de romance nunca sai de moda. Por mais que alguém não admita acreditar, sempre tem a fé de estar enganado e um dia ser salvo pelo amor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário