sábado, 28 de junho de 2014

OS GLADIADORES DO GRAMADO


Desde a antiguidade os povos se reúnem nas arquibancadas de uma arena para presenciar grandes disputas. O Coliseu foi palco na atuação dos gladiadores em seus embates sangrentos. Homens escravizados que gladiavam com feras ou outros homens em duelos mortais para diversão dos senhores donos.

Nessas disputas estavam presentes a vibração do público pelo derramamento de sangue e glória do lutador favorito. Tanto quanto as tramoias por de trás das batalhas envolvendo disputas territoriais, destino de guerras e domínio de uma hierarquia. O poder estaria com aquele que possuísse o gladiador mais forte habilidoso e vencedor.

Na atualidade ainda existem os combates sangrentos. Lutas com golpes violentos, pancadas, hematomas, pele se rasgando, sangue esguichando e ossos quebrando nunca saem de moda. Os profissionais de outrora se tornaram profissionais do esporte que lucram com fama e dinheiro. Contudo, apesar dos ringues, tatames, octógonos, arenas e uma inúmera quantidade de esportes, o futebol consegue atrair uma grande quantidade de fanáticos.

Ao redor do mundo, o esporte inventado pelos ingleses reúne febre, devoção e fascinação. O futebol consegue arrastar verdadeiras multidões para os estádios e mantem milhares de pessoas diante dos televisores. Durante 90 minutos, a tensão predomina na batalha entre onze homens contra onze homens  digladiando-se pela posse da bola  para marcar gols.

Por mais que inúmeras pessoas  não gostem do esporte, a maioria se rende em clima da copa do mundo com a disputa entre as mais diversas nações. Nos dias que se prorrogam o torneio, não tem muito como fugir, o assunto em questão é a competição. Então, não tem como se manter isolado ou inerte diante da avalanche de informação que desmorona. Somos cobrados em ter uma posição e opinião seja nas rodas de amigos, no trabalho, escola ou ambiente familiar.

Sempre há as teorias de conspiração e tramoias por de trás do esporte. Mitos de que os jogos sejam cartas marcadas e que a FIFA, CBF ou qualquer outra instituição esportiva venda os resultados mediante aos interesse das organizações. Não podemos deixar de citar que a consagração de vitórias em mundiais durante muito tempo serviu para inflar ideologias políticas.  Tanto no Brasil quanto em outros países, os regimes militares utilizaram-se das vitórias da seleção no mundial para fazer propaganda e ocultar crueldades contra a humanidade.

Um comentário:

  1. Verdade...As pessoas ficam fascinadas. Entram num transe coletivo..Tudo isso para distrair a cabeça, sair um pouco da dura realidade de suas vidas...Além de catalisar as emoções das pessoas, com certeza , na copa do mundo especialmente no BRASIL, traz uma VIBE toda especial.. É muito salutar e benfazeja isso!

    ResponderExcluir